quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

EVANGELHO do dia: A apresentação do Menino Jesus

E QUANDO se completaram os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram o menino a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor: "Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor". Para tanto deviam oferecer em sacrifício um par de rolas ou dois pombinhos, como está escrito na Lei do Senhor... Quando os pais levaram o menino Jesus ao Templo para cumprirem as disposições da Lei, Simeão tomou-o nos braços e louvou a Deus dizendo: "Agora, Senhor... deixa teu servo ir em paz, porque meus olhos viram a tua salvação...". O pai e a mãe ficavam admirados com aquilo que diziam do menino. Simeão... disse a Maria, a mãe: "Este menino será causa de queda e de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição - e a ti, uma espada traspassará tua alma"... Havia também uma profetisa, chamada Ana... chegou e se pôs a louvar a Deus e a falar do menino a todos... Depois de cumprirem tudo conforme a Lei do Senhor, eles voltaram para Nazaré... O menino foi crescendo, ficando forte e cheio de sabedoria. A graça de Deus estava com ele (Lucas 2, 22-40)

COMENTÁRIO:

NESTE texto encontramos o esboço do conflito latente entre a Lei e o menino trazido ao Templo de Jerusalém. Lucas repete cinco vezes que os pais do menino estão empenhados em agir confore a Lei do Senhor. Porém, a profecia de Simeão é a de que ele será um sinal de contradição. 
Ao crescer, cheio de sabedoria e graça, irá denunciar a desumanidade da Lei e a corrupção que assola o Templo, e proclamar a bem-aventurança e a libertação dos pobres.
JESUS vem para todos os povos com luz das nações. (Transcrito da Bíblia Dia a dia, de Paulinas Editora)

LOUVADO seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO por comentar e volte sempre ao BLOGUE do Valentim!