sexta-feira, 16 de setembro de 2011

COISAS do Rio Grande: a Semana Farroupilha

AS REDUÇÕES jesuíticas constituídas entre 1626 e 1641. A introdução do gado pelos padre Cristovão de Mendonça e Pedro Romero, o que resultou nas vacarias do Mar e dos Pinhais, além do uso do cavalo na lida campesina.  Mais tarde, com o retorno dos jesuítas ao território temos a formação dos Sete Povos das Missões. Deste segundo momento podemos explorar a questão da religiosidade, da expansão da erva-mate, as esculturas e a música (1682 a 1756). É importante estudar a Guerra Guaranítica (1754-1756) e suas consequencias.
O período compreendido entre a chegada dos jesuítas e a chegada dos portugueses caracterizou-se pela ausência de governo, de regramento e de organização mínima daquela “sociedade” que começava a aparecer, com predomínio da exploração do gado e o comércio do couro. Surge aí o tipo humano denominado “gaudério”, depois batizado de gaúcho. Foi nesse período que os portugueses instalaram a Colônia do Sacramento (1680), às margens do Rio da Prata e intensificou-se a movimentação de tropas entre Laguna e o Sacramento, especialmente pelo litoral. Surge, no cenário, Cristóvão Pereira de Abreu que é considerado o primeiro tropeiro. Esse tropeiro abre o primeiro caminho para levar tropas de gado e mulas do Rio Grande do Sul para a Província de São Vicente, hoje São Paulo. Era o início do tropeirismo. (do sítio Semana Farroupilha   // http://www.semanafarroupilha.com.br/)


Continua...


A VERDADE é que, dentre as diversidades regionais brasileiras, o gaúcho é realmente um tipo diferenciado. As razões históricas estão aí a explicar. Postaremos amanhã mais alguns aspectos históricos sobre esse povo  honesto e trabalhador do Rio Grande, em razão da Semana Farroupilha, a encerrar-se em 20 de setembro, o Dia do Gaúcho.



"AMAI-VOS uns aos outros como eu vos tenho amado."

2 comentários:

  1. Ese período se asemeja a muchos actuales de muchos lugares, hay gobierno pero no gobierna, saludos

    ResponderExcluir
  2. É bom esclarecer, meu amigo, que o povo gaúcho é diferenciado no Brasil porque herdou dos espanhóis boa parte dos costumes.

    Es un pueblo muy religioso, honesto e trabajador.
    Saludos!

    ResponderExcluir

OBRIGADO por comentar e volte sempre ao BLOGUE do Valentim!