quarta-feira, 5 de outubro de 2011

FAB realiza 2.253 atendimentos de saúde em Belém


UMA AÇÃO cívico-social desenvolvida pelo Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR) em parceria com o Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) e a Secretaria de Saúde de Estado do Pará (SESPA) levou, nos dias 1 e 2 de outubro, atendimento médico e odontológico a 2.253 cidadãos do bairro da Pratinha, em Belém (PA), com aproximadamente 30 mil habitantes. 


Cerca de 130 militares de diversas áreas, entre  médicos especializados em ginecologia, dermatologia, pediatria, otorrinolaringologia e oftalmologia e dentistas especializados em cirurgia buco-maxilo facial, periodontia, endodontia, clínica médica e odontopediatria prestaram atendimentos à população.

O objetivo da ACISO é treinar a capacidade operacional da FAB de se mobilizar para prestar atendimento de saúde de forma rápida e segura em combate. As ações sociais visam também contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades vizinhas às  unidades militares que vivem em estado de vulnerabilidade social.

De acordo com o levantamento feito pelo HABE, os serviços mais procurados foram exames oftalmológicos, pediátricos, odontológicos e dermatológicos, com muitos casos de lesões cutâneas e alergia a picada de insetos, bem como um alto grau de crianças com infecção das vias aéreas e parasitose intestinal.  

O diretor do HABE, Coronel Médico Walter Kischinhevsky, explica que as doenças são típicas das condições de insalubridade do local, sendo, por isso, as especialidades e procedimentos escolhidos selecionados a partir de um levantamento dos problemas mais prevalentes na comunidade, obtidos junto aos membros da associação de moradores e dados da SESPA.

“A partir da pesquisa realizada, focamos não só o atendimento das demandas básicas de saúde apresentadas pelas famílias, mas buscamos também realizar um trabalho preventivo, com palestras e informações que tratassem a saúde, e não a doença, como forma de deixar um legado de práticas saudáveis. Um grande sucesso foram as oficinas de escovação dentária, que contaram com palestras sobre higiene bucal e aulas de escovação, que atenderam 400 crianças”, comemora.

Além dos consultórios médicos e odontológicos, foram disponibilizados um posto de distribuição de remédios e um laboratório para realização de exames preventivos de doenças ginecológicas, câncer de próstata e câncer do colo do útero, eletrocardiogramas, ultrassom, aferição de pressão arterial, diagnóstico de hepatite B e diabetes, entre outros. Também foi instalado um posto para emissão de RG,CPF, Carteira de Trabalho (CTPS) e Registro de Nascimento. 

Durante os  dois dias, houve a remoção de cinco pacientes para hospitais da rede pública de saúde, sendo três de crianças com suspeita de broncopneumonia, e dois de adultos, com problemas de diabetes e pressão alta. A próxima missão ACISO está  programada para novembro. (fonte: www.fab.mil.br



CONGRATULAÇÕES aos colegas do Hospital de Aeronáutica de Belém e ao Primeiro Comar por mais essa grande iniciativa no campo social. É por essa e por outras que muito me orgulha ser fabiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO por comentar e volte sempre ao BLOGUE do Valentim!