sábado, 11 de fevereiro de 2012

HÁ um ano no Blogue do Valentim: a decisão do campeonato paraense de 1979

MESQUITA e a decisão do campeonato de 1979




AO RESPONDER à coluna sobre o Re-Pa que marcou em sua vida, Mesquita, campeão pelos dois clubes, não teve dúvida em afirmar que foi a decisão do título de 1979, por causa de um acidente, de um “mico” e de uma provocação.  
 
O Remo passou a semana do jogo concentrado numa chácara em Santa Izabel. O zagueiro Dutra foi andar a cavalo, caiu e se machucou. Preocupou muito, mas ganhou condições e jogou. Na viagem ao Mangueirão o ônibus pifou na estrada, na saída de Santa Izabel. Os jogadores sofreram para empurrar o ônibus na BR 316 e só conseguiram quando ganharam ajuda de torcedores que também viajavam ao Mangueirão. Foi um estresse! Os remistas chegaram muito atrasados ao estádio e se arrumaram às pressas, mas entraram em campo inflamados por uma provocação de Roberto Bacuri. Na véspera, o craque bicolor havia declarado na televisão que o chopp e o churrasco estavam prontos para o Papão comemorar o título. E bastava o empate! Lupercínio fez 1 x 0 para o Paysandu. O Leão tinha que virar o placar. Luis Augusto empatou e Bira virou para 2 x 1, com muita raça dos azulinos, por conta da provocação de Bacuri, que ao final do jogo ouviu poucas e boas de Mesquita. 
O Remo venceu com Dico; Marinho, Dutra, China, Cuca; Aderson, Luis Augusto, Mesquita (Paulinho); Mego (Mareco), Bira e Bebeto. Técnico: Joubert Meira. Paysandu com Carlos Afonso; Aldo, Albano, Paulo Guilherme, Marcos; Chico Alves, Roberto Bacuri, Carlinhos Maracanã (Patrulheiro); Evandro (André), Dario e Lupercínio. Técnico: Paulo Emílio. A arbitragem foi de Arnaldo César Coelho, atual comentarista da Rede Globo.    
   
Foi o campeonato das apostas e irreverências de  Bira x Dario num empolgante duelo pela artilharia. O Remo sagrou-se tricampeão e Bira foi o artilheiro com 32 gols, 6 a mais que o rei Dadá.

(por Carlos Ferreira, 11fev.2011, extraído de www.orm.com.br)


LOUVADO seja Nosso Senhor Jesus Cristo! 
(BLOGUE do Valentim em 12fev.2011)


"É preciso pensa para acertar, calar para resistir e agir para vencer!". Renato Kebl

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO por comentar e volte sempre ao BLOGUE do Valentim!