terça-feira, 20 de março de 2012

NOTÍCIAS do front evangélico

ESQUENTOU a guerra entre as igrejas evangélicas Universal do Reino de Deus e Mundial do Poder de Deus.

Domingo, a Record, que é da Universal, exibiu longa reportagem sobre as fazendas que o apóstolo Valdemiro Santiago, líder da Mundial, teria comprado em Mato Grosso com o dinheiro dos fiéis. O repórter Marcelo Rezende sobrevoou uma das propriedades, dentro da qual, segundo ele, caberiam duas cidades de Jerusalém.

Rezende estimou o rebanho (bovino) de Valdemiro em 5 mil cabeças. A maior das propriedades teria custado R$ 29 milhões e sido paga a vista, pela igreja, sendo logo depois arrendada por Valdemiro.  Ao mesmo tempo, a reportagem exibia vídeos de cultos em que Valdemiro, em lágrimas, pedia mais contribuições dos fiéis para que seu programa continuasse no ar. Numa das cenas, ele roga a 7 mil pessoas para que doem R$ 1 mil cada para a "obra".

Foi um serviço bem feito, impactante, convincente. Como bom pistoleiro de aluguel, Rezende, claro, faria o mesmo contra o bispo Macedo se ainda estivesse na Globo. Mas hoje ele veste a camisa da Universal, e beija o escudo...

A Record reprisou a reportagem várias vezes e, com ela, bateu a audiência do Fantástico no último domingo. Mesmo com o programa da Globo exibindo imagens de empresários corruptores que atuam no ramo da saúde pública.

A resposta de Valdemiro veio rápida. Na segunda de manhã, ele já estava sobre um certo monte, que ninguém disse onde é, cercado de pastores. De óculos escuros e chapéu de vaqueiro, ele disse que a Record forjou os documentos de compra e venda da fazenda e que sua assinatura em nenhum momento foi mostrada. Disse que houve corrupção de funcionários públicos. Alegou ainda que nem pagou a primeira parcela da compra e negou que os alugueis de mais de 20 templos de sua congregação estejam atrasados, outra acusação de Rezende.

Ajoelhado, Valdemiro gemeu, mas também ironizou.

"Eles estão mal de Ibope, nunca vão passar a Globo. Estão até apelando para mostrar um cara feio que nem eu. Daqui a pouco, como a audiência subiu, vão me chamar para a Fazenda", disse, em referência ao reality show da Record que reúne famosos numa roça.

E, para arrematar, chamou Rezende de "Marcelo Resenha".

Apesar das gozações, Valdemiro acusou o golpe. Foi uma acusação difícil de explicar, mas, se Macedo só cresceu depois de ser atacado pela Globo, não será surpresa se os cultos da Mundial ficarem cada vez mais cheios agora. Citando a Bíblia, comparou-se a Jesus Cristo, vítima de calúnias.



Universal e Mundial estão literalmente se engalfinhando. Outro dia, adeptos de ambos os lados foram parar numa delegacia do Rio após acirrada batalha campal.

Ex- pastor da Universal por cerca de 18 anos, Valdemiro agora chama o bispo Edir Macedo de alcoólatra e criminoso. O rival faz sessões de exorcismo em demônios que se dizem aliados de Valdemiro.

Da arquibancada, RR Soares, da Internacional da Graça de Deus, Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e outros líderes menos votados, só esperam a rebarba, as defecções.

Leia e veja vídeos em Rebanho em disputa
(blog Rio Acima)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO por comentar e volte sempre ao BLOGUE do Valentim!