terça-feira, 3 de abril de 2012

AS 100 maiores torcidas do mundo no Facebook

ESTIMA-SE hoje que dos 7 bilhões de habitantes do planeta, cerca de 2,3 bilhões têm acesso à internet. Segundo o site Futebol Finance, em novo levantamento sobre a presença dos clubes de futebol no Facebook, nada menos que 838 milhões de pessoas fazem parte dessa imensa rede, o que já representa 36,5 % dos internautas.

Entre essa população gigantesca, a presença do futebol é forte: 189 milhões de utilizadores do Facebook declaram-se torcedores, fãs ou adeptos de um dos 100 clubes com maior presença na rede. Se pensarmos no número total de pessoas com acesso à internet, esse contingente de torcedores representa 7% do total, um número extremamente expressivo qualquer que seja o parâmetro utilizado. Entre os utilizadores do Facebook, esses torcedores representam quase a quarta parte, mais precisamente 22,5%.

O levantamento foi feito em 2 de abril e, importante, considera apenas o número de torcedores registrados nas páginas oficiais dos clubes no Facebok.




Nove brasileiros entre os cem clubes

Essa centena de clubes está dividida entre 33 países, com liderança de Alemanha, Brasil e Inglaterra, com dez clubes cada um. Somente dois países concentram 59% desses torcedores: a Inglaterra, com 56 milhões, e a Espanha, com 55 milhões. O próximo na lista é a Turquia, com 16 milhões de torcedores de seus times presentes e assim identificados no Facebook. Se no caso da Inglaterra dez clubes dividem os torcedores, a situação espanhola é oposta, pois os dois gigantes dividem os 55 milhões de torcedores. O outro clube espanhol entre os 100 + é o Valencia, mas o seu número de torcedores sequer chega a duzentos mil.

Os clubes europeus têm 84% desses torcedores, ficando os torcedores de times das três Américas com 12%. Para a Ásia, África e Oceania ficam apenas 4% do total. Naturalmente, essa divisão é fortemente influenciada pelo maior ou menor acesso à interrnet, fora outros fatores que levam a um número maior ou menor de torcedores.

A presença brasileira ainda é muito tímida, mesmo se comparada à dos clubes e torcedores turcos, por exemplo. Afinal, nada menos de 16 milhões de turcos estão registrados nas páginas de seus principais clubes, número que no Brasil mal chega aos 9 milhões. Essa distância fica ainda maior quando pensamos que a população turca é de 80 milhões de pessoas, bem menos da metade dos nossos 192 milhões de habitantes.

Esses números, que tendem a ficar maiores e mais importantes dia a dia, representam um enorme potencial para as marcas, ou seja, para os clubes como veículos para exposição de patrocinadores e implementação de ações de marketing, e merecem uma atenção maior dos nossos clubes. (Emerson Gonçalves em Olhar Crônico Esportivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO por comentar e volte sempre ao BLOGUE do Valentim!