quarta-feira, 4 de abril de 2012

FLAMENGO de 1981 faria frente ao Barça de Messi e Cia.?



QUAL time pode parar o Barcelona de Messi e Cia.? Milan, Real Madrid, Internazionale de Milão, Juventus, Bayer de Munique... Todos em algum momento já tentaram, porém não conseguiram. E são todos times acima da média, ou seja, esquadrões recheados de grandes jogadores, mas que não conseguiram fazer frente ao time espanhol, alcançando, no máximo, um empate num ou outro jogo.
Numa comparação nostálgica, eu garanto aqui que o fantástico Flamengo de 1981 faria frente sim ao Barcelona. O melhor time que vi jogar, o Rubro-Negro toparia e venceria o esquadrão catalão.
Essa comparação, inclusive, eu ouvi na terça-feira à noite, num bate-papo entre os amigos Leandro Quesada, Alexandre Praetzel e Estevan Ciccone na Rádio Bandeirantes. O trio citou também o grande Santos de Pelé, porém eu deixo o time do Rei fora de discussão e por um simples motivo: Pelé estava naquele time, então qualquer comparação torna-se leviana.
Para os mais novos, a minha afirmação pode causar surpresa. Muitos podem perguntar: Mas como um time do Flamengo de 1981 poderia fazer frente a este Barcelona que encanta o mundo? Eu garanto que faria e explico o motivo.
O Fla de 81 tinha um gênio, que era Zico e muitos talentos individuais. Inclusive, o esquadrão rubro-negro apresentava, para mim, até mais jogadores acima da média do que o atual Barcelona. Soma-se a isso o entrosamento de um time que se conhecia e jogava por música, onde cada jogador sabia o que fazer com a bola e principalmente sem ela.
O Barcelona atual é mais ou menos isso. Tem um gênio, chamado Lionel Messi, e alguns jogadores acima da média. No entanto o que faz a diferença no atual Barça é o entrosamento entre seus jogadores. O sistema de jogo faz com que a equipe seja quase que imbatível.
Sobre os gênios de ambas as equipes, Zico jogou mais que Messi. Pelo menos até agora. Os mais céticos rebatem sempre com a mesma afirmação: Mas Zico não ganhou uma Copa do Mundo! É verdade. Lionel Messi também não e, mesmo que venha a ganhar um Mundial, não necessariamente terá sido mais jogador que Zico.
As comparações são inevitáveis, porém pouco inteligentes, admito, pois coloca frente a frente equipes maravilhosas e jogadores espetaculares, mas que estiveram em ação num outro momento do futebol. Essas comparações são saudáveis para fomentar a discussão que toma conta deste esporte mágico que é o futebol.
O Flamengo de 81 foi maravilhoso. Reitero: O melhor time que vi jogar. O Barça agora encanta. Dois esquadrões que brilharam em momentos diferentes no mundo da bola. Eu sou mais o Rubro-Negro de Zico e Cia. e você?


Abaixo, os dois esquadrões:



Flamengo 1981: Raul; Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Adílio, Andrade e Zico; Tita, Lico e Nunes.

Barcelona: Valdés; Daniel Alves, Piqué, Mascherano, Puyol; Busquets, Xavi e Fábregas; Cuenca, Messi e Iniesta. (blog Salgueiro FC)

Essa é opinião dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO por comentar e volte sempre ao BLOGUE do Valentim!