sexta-feira, 29 de agosto de 2014

VOCÊ já esqueceu o nome de alguém?

É UMA situação constrangedora quando encontramos alguém e não lembramos seu nome. Fica pior quando a pessoa percebe e pergunta “está lembrado de mim?” E você não lembra quem é.

O que dizer neste momento? E se for você fazendo esta pergunta, de que forma pode ajudar o outro a lembrar quem é você?


Segundo o professor Augusto Cesar, especialista em cerimonial, eventos e protocolo, outra situação delicada é quando alguém troca seu nome, e, pior, quando você a corrige educadamente a pessoa insiste no erro. Confira as dicas para lembrar dos nomes das pessoas que convivem com você.

1 - Diga o nome da pessoa algumas vezes durante a conversa.

2 - Faça uma pergunta sobre o nome (por exemplo, como se soletra) ou sobre a pessoa.

3 - Visualize a característica física ou de personalidade da pessoa que mais se destaca.

4 - Termine a conversa repetindo o nome. Lembre-se, recordar nomes pode ajudá-lo a melhorar sua imagem pessoal, aprimorar seu estilo e - o que é mais importante - aumentar o impacto que você causa no próximo.

5 – Quando uma pessoa se importa em aprender nosso nome, nos sentimos valorizados, pois o nome destaca a singularidade do indivíduo; faz com que ele se torne único na multidão. Da garçonete ao diretor executivo, o nome pode fazer milagres quando lidamos com pessoas.

6 - Quando tudo falhar, assuma que não lembra e diga apenas: "Sinto muito. Lembro-me bem de você, mas, infelizmente, seu nome me fugiu”. Simples assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO por comentar e volte sempre ao BLOGUE do Valentim!