sábado, 6 de setembro de 2014

DIFERENÇAS entre ser chefe e líder

Você prefere ser chefe ou líder?


VOCÊ sabe a diferença entre ser chefe e ser líder? O chefe tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário. Também é conhecido por centralizar o poder e pensar apenas nos resultados e lucros. Já o líder promove o crescimento e o desenvolvimento profissional de seus subordinados, motivando-os a conseguirem um desempenho superior. O professor Augusto Cesar, especialista em cerimonial, eventos e protocolo faz outras considerações a respeito das figuras do chefe e do líder. Confira.

1 - Os chefes são temidos e não respeitados, seus funcionários geralmente são pessoas que não se sentem abertos a relatar problemas e muito menos pedir conselhos quando têm dúvidas.

2 – Ser líder é uma forma de agir, uma maneira de ser. Pode ser qualquer pessoa de qualquer idade. Exemplos: uma criança liderando seus amigos na brincadeira; um adolescente liderando sua "tribo"; uma dona de casa liderando seu lar; um gerente liderando seus colaboradores…

3 - O chefe vê seus funcionários como subordinados que devem seguir suas ordens da maneira que ele acha mais eficaz, sem pensar no bem-estar coletivo. Ele nunca incentiva ou motiva, já que acha que realizar um trabalho excelente é dever do funcionário e, quando isso não é visto, ele faz questão de apontar os erros.

4 - Liderar é desenvolver a visão do que é possível e ser capaz de inspirar outros a ajudá-lo a realizar estas possibilidades. Ser um líder significa desenvolver completamente competência e talento internos.

5 - O chefe joga a responsabilidade em cima de sua equipe quando algo não dá certo e se vangloria quando um objetivo é alcançado.

6 - Antigamente o bom líder era aquele que sabia mandar, embora, hoje ele deva saber compartilhar informações e investir nas pessoas, para que elas deem o melhor de si.
SERVIÇO: www.augustolima.com.br (William Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO por comentar e volte sempre ao BLOGUE do Valentim!