sexta-feira, 24 de julho de 2015

REMINISCÊNCIAS do front

Sargento Jarrão




EM NOSSA página do Facebook alguém falou no concurso para a Escola.


Pois bem. Naquele tempo o concurso era em quatro dias: o primeiro era destinado a um evento chamado "concentração inicial", os outros três dias  para os testes de Português, Matemática e Ciências.


Em Belém a nossa concentração inicial foi no ginásio Serra Freire, do Clube do Remo. Tal evento era destinado somente a dar avisos e orientações sobre as etapas seguintes. Os exames de Português, Matemática e Ciências eram realizados em três dias distintos, diferente de hoje em que, por razões de segurança,  "concentração" e todos os testes intelectuais são concluídos no mesmo dia.


Não lembro bem, mas creio que o evento era de caráter eliminatório. Candidato faltou, estava excluído do certame. Sem choro.

Naquela manhã ensolarada, dentre a enorme quantidade de fiscais escalados, suboficiais e sargentos da área de Belém, destacou-se ao longe pelo tipo físico um robusto primeiro-sargento, uma espécie de sargento Garcia, gordo e barrigudo.

Nesse ano havia uma propaganda de tevê muito popular de uma bebida do tipo Kisuco ou Tang, não recordando este escriba exatamente a marca. A propaganda destacava uma pessoa em forma de uma grande jarra de suco, que era chamada de "jarrão". Era "jarrão" pra cá, "jarrão" pra lá...  A peça publicitária logo logo caiu na boca do povo.

Ao término do evento, já saindo do ginásio, a moçada divisou entre tantos outros sargentos a figura que não tinha como se esconder, e alguém passou a gritar: "Jarrão!... fala, Jarrão!". Logo todos, ou quase todos, gritavam em uníssono, numa alusão explícita à enorme figura que se destacava. Ao mesmo tempo que a galera caía na gargalhada, cada um deles escondido na multidão, aproveitando a ocasião para fazer aquilo que não tinha coragem para fazer em particular.

É claro que o sargento gordo sabia que a gozação era com ele. Se em seu íntimo estava brabo, é provável que sim. Mas se demonstrasse indignação e reagisse, era pior. Não tinha nada a fazer contra aquelas centenas de rapazolas de dezesseis a vinte e poucos anos, que pouco ou nada tinham a perder e que não deixavam escapar a oportunidade de sacanear alguém.

Esse episódio me vem à mente mais tarde para destacar que a grande maioria daqueles caras não estava levando a sério o concurso. Estavam lá somente para dar satisfação aos pais. Noventa por cento daqueles garotos, talvez até mais, não estava devidamente preparado, de forma que a quantidade de candidatos presentes não servia para aferir o grau de dificuldade do concurso. Bastava colocar força de vontade e determinação em conseguir seu objetivo, além de - é óbvio - uma dose mínima de preparação intelectual.

No entanto, eu não sabia disso. Mas nos dias das provas, este humilde escriba fez a sua parte, não se importando com aquela pequena multidão ali presente.  

quinta-feira, 23 de julho de 2015

ERA uma vez na Escola de Especialistas...

Primeira refeição na Escola


ANTES de entrar pra EEAR, sempre aparecia um amigo mais velho ou um tio me contando como era a vida no Exército de quando eles tinham servido. Eles contavam coisas horrorosas de como era feita a comida, de levantar cinco horas da manhã e tomar um banho gelado. Pintavam um quadro bem pior do que era.

Quando eu cheguei na Escola estava esperando por coisas terríveis lá dentro. Chegando lá e deu a hora do jantar, o ten. Cleiton, que estava de oficial de dia ao CA, veio até à gente ditar suas regras: não era pra deixar comida na bandeja, o que pegasse tinha que comer. E entre essas regras vinham junto algumas ameaças. Quando entrei no rancho eu pensei que ia encontrar um camarada servindo arroz e feijão tudo misturado dentro de um tacho e só, nada mais. Quando entrei vi o arroz, salada, feijão, achei tudo maravilhoso e nem vi que tinha um taifeiro servindo carne, mas vi que tinha um servindo um purê. Peguei a comida e fui sentar, misturei aquele purê na comida e levei à boca. Quando senti o gosto da comida, nunca tinha posto nada tão horrível na boca. Daí eu lembrava do sermão do ten. Cleiton, então colocava a comida na boca, tentava fazê-la descer, sem mastigar, tocando o mínimo possível minha língua pra não sentir o gosto. Do meu lado havia uns colegas comendo frango e eu pensei: onde será que eles pegaram esse frango? Mas a minha vontade era de terminar aquele prato horrível e sair dali o mais rápido possível.

Ao chegar na esquadrilha, estava pensando em como ia conseguir comer aquilo por dois anos inteiros, mas do meu lado havia dois colegas conversando em como estava boa a comida e dai um fala: e aquele doce de leite então, estava o máximo. Foi só ai que eu cai em mim e vi que tinha até sobremesa, eu jamais ia imaginar que haveria sobremesa e misturei o doce de leite com toda a comida achando que era purê. Coisa de bicharal mesmo. Só agora estou contando isso pra não morrer comigo. Pronto, agora podem me sacanear.

(Nicanor Crisóstomo, via Facebook)


quarta-feira, 15 de julho de 2015

ERA uma vez na Escola de Especialistas...

Aluno só é pobre porque quer



QUANDO entrei para a Especialistas em 1979, falava-se de um cidadão de meia idade, um senhor forte e de bigode que trajava terno, gravata e uma bolsa executiva preta e que circulava à noite na "RPM" que, ao passar por um aluno da Especialistas, dizia assim:

-- Aluno só é pobre porque quer.

Diziam os antigões que tal nome de guerra, "Mar-de-rosas", era devido o cidadão, no momento do serviço, puxar uma cordinha e cairem sobre o leito pétalas de rosas (rsrs...). Devia ser muito romântico isso (rsrsrs...).

(Julio Philot, via Facebook)

domingo, 12 de julho de 2015

ERA uma vez na Escola de Especialistas...

Éramos todos do jardim da infância


COM ABSOLUTA certeza o maior dos perrengues por que passei naquele primeiro semestre de 1979, e derradeiro como aluno da Escola de Especialistas, foi exatamente o serviço de aluno-de-dia ao Corpo de Alunos (CA), para o qual fui escalado tão logo principiou o semestre. Foram vinte e quatro horas compridas. 

Os serviços de aluno-de-dia e demais serviços dados pelos alunos visavam a prepará-los às batalhas que enfrentariam mais tarde como sargentos na futura unidade onde seriam classificados. Creio que a maioria de nós não detinha pleno conhecimento disso, porque, a bem da verdade, significava para a maioria um grande peso. Pelo menos esse era o meu caso, ignorante de uma série de coisas e também das enormes vicissitudes que a vida futura reservaria à minha pessoa. Era eu um Forrest Gump que viria a testemunhar no futuro uma série de situações inusitadas e até mesmo embaraçosas, mas que não poderia avaliar no momento o real sentido de cada um dos fatos presenciados.

Fui um dos primeiros a ser escalado para aquela difícil missão, talvez a mais dura para um aluno com quase nenhuma experiência militar. Houve sim, é verdade, aqueles três semestres de instrução que vinha experimentando na base do piloto automático. Essa era toda a minha experiência como militar até então: quase zero. Como aluno-de-dia a minha figura ficaria em evidência perante mais de duas mil almas, ação para a qual aquele guri não estava em absoluto preparado. Os eventuais acertos figurariam como meros detalhes, reles obrigação, detalhes imperceptíveis, ao passo que os erros seriam severamente observados e criticados, sendo isso motivo de galhofas no círculo da alunada. Começava mal o semestre.

Fonte: Lázaro Curvelo

A naba voadora


Ademais, ainda estava fresco na memória de todos nós o triste episódio em que alguns de nossos colegas foram desligados do curso por uso de entorpecentes, doze no total, incluindo alunos de outras turmas. Da Tarjeta Branca lembro até o nome de alguns: Santana, Nunes, Pedroso, Jander... Recordo-me também do rosto juvenil de cada um deles.

TARJETA Branca

13 de julho de 2015: 36º aniversário da Turma 171 da Escola de Especialistas de Aeronáutica. Tarjeta Branca, a "Branca de Rasgar!", expressão imortalizada pelo tenente Arrais

Crédito: Lázaro Curvelo
Formatura de juramento à Bandeira Nacional (Crédito: Lázaro Curvelo)


Q EA AL - Almoxarifes




77 1380 - Antônio Carlos Cândido da Silva - SP
77 1267 - Bernardo da Silva Barreiros – PA
77 1454 - Cláudio Cruz dos Santos – RJ
77 1299 - Eduardo Ferreira Queiroz Fontes – RJ
77 1527 - Francisco Carlos de Melo Freitas – RJ
77 1506 - Francisco Valderilo Barbosa – CE
77 1276 - Hélvio Marinho – SP

Crédito: Pedro Cendron
77 1162 - Jorge Luiz Pereira – RJ
77 1517 - José Normando Cavalcante Aires – CE
77 1533 - Josué Lima Martins – RJ
77 1069 - Moisés Correia Lima –
77 1436 - Osvaldo Dechen Filho – SP
77 1220 - Paulo Roberto de Sousa – RS
77 1496 - Pedro Cendron – RS
77 1483 - Ricardo Rodrigues de Lima – PE
77 1274 - Roberto Vasconcelos Barbosa - BA
77 1347 - Rogério dos Passos Silveira – RS
77 1105 - Sérgio Cruz Silva – RJ
77 1350 - Wilson Ângelo Cataldo – RJ
Crédito: Francisco Freitas


Q AR - Armamento


Crédito: Marco Taranha

77 1138 - Antônio Rogério de Souza Carvalho – MG
77 1125 - Edmundo Alves Barbosa – CE
77 1195 - Edson Fernandes da Silveira – RJ (in memorian)
77 1541 - Elídio de Carvalho Patrício – RJ
771351 - Eliseu Antônio Cavalini – SP
77 1148 - Espedito Élcio Araújo da Ponte – CE
77 1199 - Francisco Carlos da Silva Molina – SP
77 1261 - Francisco César Melo da Silva – CE
771395 - Francisco José Da Silva Pereira – CE
77 1523 - Francisco Valdemir dos Santos – PI
77 1337 - Geraldo Magela Moreira – MG

77 1214 - João Luiz Rodrigues de Oliveira – RJ (in memorian)
77 1109 - João Pedro Gonçalves da Silva – SP
77 1400 - Jonas Floripe Ginani Filho – RN
77 1198 - Jorge Luiz Batista da Silva – RN



Crédito: Marco Taranha

77 1080 - José Lázaro Reges – CE
77 1089 - Marco Antônio Taranha – SP
77 1349 - Mário Luiz de Souza – RJ
77 1366 - Nelson Rodrigues Rocha Filho – SP
77 1149 - Nilton José Fernandes de Farias – RJ
77 1289 - Orlando Monteiro de Lima – SP
77 1113 - Osíris Vieira – SP

77 1554 - Paulo Cezar Silveira da Silva – RJ
77 1077 - Raimundo Leite de Oliveira Filho – CE
77 1126 - Ranulpho Joaquim da Silva Filho – RJ
77 1118 - Roque Teixeira Duarte – RJ
77 1315 - Rubens de Castro Silva Júnior – SP
77 1262 - Sérgio Rodrigues da Silveira – RJ
77 1210 - Wilson Gonzaga de Campos –SP



Q AV - Mecânicos de Voo



77 1518 - Claudemir Pinheiro dos Santos – RS
77 1499 - José Ferreira Glória Filho – MG (in memorian)
77 1308 - Jorge Luiz Linhares – RJ
77 1127 - Thadeu Apostolo de Mattos Mello – RS





Q AT BO - Bombeiros de Aeródromo


77 1317 - Bráulio Sérgio Bandeira Filho – RJ
77 1334 - Carlito Castro do Nascimento – RJ (in memorian)
77 1423 - Eli Figueiredo da Silva – RJ
77 1510 - Fernando Célio Gonçalves Teixeira – CE
77 1504 - Gilberto Evangelista Gomes – BA
77 1359 - João Ricardo Domingos Medeiros – RJ (in memorian)
77 1514 - Luiz Carlos Bahia – RJ
77 1362 - Luiz Henrique Rodrigues – RJ
77 1240 - Marco Antônio Rossato – RJ
77 1538 - Walter Wippel Júnior – PR


Q AT CM - Chapas e Metais


Fonte: Especialista em Revista

77 1371 - Argenor Bruno de Sousa – CE
77 1480 - Edvaldo Pereira da Silva – PB (in memorian)
77 1540 - Janúncio Oliveira Filho – PB
77 1202 - José Carlos Bernardes – SP
77 1550 - José Maria do Nascimento do Carmo – CE
77 1381 - Paulo Cezar de Farias Bomfim – RJ
77 1439 - Ronaldo Formoso de Almeida – RJ



Q AT CV - Controladores de Voo


Fonte: Emídio Vargas

77 1209 - Abdias Antunes de Miranda Filho – GO
77 1539  - Adailson Damião Barbosa de Pádua – MG
77 1455 - Aércio da Silva – RN
77 1264 - Antônio Alves de Lisboa Filho – CE
77 1474 - Antônio Carlos Teixeira Bruno – CE
77 1316 - Antônio de Sousa Filho – CE
77 1545 - Artur Gomes de Oliveira - RJ
77 1074 - Carlos Alberto Anastácio Alves – CE
77 1435 - Carlos Alberto de Souza Andrade – MG
77 1428 - Carlos Alberto Marques Ribeiro – SP
77 1441 - Celso Antônio Araújo do Couto – MG
77 1122 - César Augusto de Oliveira – SP
77 1222 - Claudemir Faria – SP
77 1484 - Cleiton Nery Ferraz – SP
77 1079 - Dario José Bertotti – RS
77 1355 - Demétrio Zeno de Oliveira Araújo – CE
77 1415 - Deroci Cristino – RS
77 1406 - Edmilson Hydalgo Passeri – RJ
77 1095 - Edson Brazolin – SP
77 1142 - Edvar Valença Maranhão – PE
77 1556 - Élio dos Santos Costa – RJ
77 1203 - Emídio Vargas Alves da Silva – CE

77 1438 - Enéas Teixeira Gomes – RJ
77 1143 - Ênio Fernandes do Amaral – SP
77 1223 - Francisco Clebe Coutinho Vasconcelos – CE
77 1178 - Francisco Jales da Silva – CE
77 1558 - Gilberto Antônio Costa – RS
77 1443 - Giovanni Ângello Correia de Oliveira – PE
77 1197 - Hudson José de Macedo – RJ
77 1246 - Ivan Roque Pasqualini – SC
77 1169 - Jair da Silva Santos – RJ

77 1421 - Jorge Luiz dos Santos Ramos – AM
77 1071 -Jorge Luiz Machado de Lima – RJ
77 1564 - José Carlos Florêncio da Silva – RJ
77 1376 - José Carlos Souza de Oliveira – RS
77 1511 - José Cúrcio – RJ
77 1075 - José Francisco Veloso Ribeiro – SP
77 1115 - José Gilmar Rodrigues Alexandre – CE
77 1336 - José Luiz Garcia da Silva – RJ
77 1294 - José Manuel de Freitas Fernandes – SP
77 1410 - José Wellington Silva – PE
77 1367 - Lenilso Machado Pinto – RJ
77 1284 - Lúcio Ivo Wurr – PR
77 1535 - Marcílio Campos de Melo – PE
77 1450 - Marco Aurélio de Souza – RJ
77 1100 - Mário José Noronha Areias – RJ

77 1411 - Nelson de Araújo – PR (in memorian)
77 1491 - Nivaldo das Chagas Mendonça – AM
77 1177 - Olmir Braz D'ambrós – RS
77 1110 - Orival Dalfovo – SC
77 1562 - Paulo José da Fonseca Dau – RS
77 1153 - Paulo Renato Almeida de Sá – RS
77 1273 - Pedro Frizzarim Júnior – SP
77 1389 - Renato Dias Batista – RJ
77 1285 - Rinaldo Praxedes da Silva – PE
77 1219 - Roberto Hideo Nakamura – SP
77 1192 - Robson Pinheiro de Almeida – RJ
77 1114 - Rogério Medeiros – RJ
77 1405 - Rui Mauro Tibúrcio – CE
77 1196 - Severino Marcos Borba de Arruda – PE
77 1307 - Silvânio Ribeiro da Silva – MG
77 1312 - Sílvio Selle Wolff – RS
77 1175 - Theones Aragão Duarte – CE
77 1160 - Valdomiro José de Almeida – GO
77 1525 - Wagner Alvarez – RJ
77 1352 - Wilson Alves da Silva – RS



Q AT DI - Desenhistas



77 1121 - Antônio Ivan Rodrigues Barreto – CE
77 1534 - Aurélio Leal Carvalho – RJ

77 1486 - Avrahy Líbio Bernardazzi Torrens – RJ
77 1224 - Edwaldo Alves dos Reis – RJ
77 1096 - Francisco José da Costa Corrêa – MG
77 1257 - Jorge Moura do Amaral – RJ
77 1531 - Josué Alves Feitosa Neto – CE
77 1225 - Nelson Antônio Claudino – SP
77 1281 - Ubaldo Rêgo Baldez – PI



Q EF - Enfermagem


Crédito: Alexandre Brito

77 1547 - Aldonei da Silva Lopes – RS
77 1385 - Alexandre Soares de Brito – MG
77 1314 - Antônio Pinheiro de Lima – CE
77 1218 - Antônio Roaldo de Alcântara Fernandes – CE
77 1536 - Carlos Zarpelon Küster Júnior – PR
77 1320 - Edson Anastácio Alves – CE
77 1468 - Ênio Jesus e Silva – RS (in memorian)
77 1242 - Jorge Pereira do Nascimento – RJ 
(in memorian)
77 1326 - José Lourenço da Silva – MG



77 1252 - Luiz Alberto Bittencourt Senna – RJ
77 1173 - Luiz Cláudio Torres Gusmão – RJ
77 1425 - Marco Antônio Alves Rocha – RJ
77 1275 - Marcus Vinícius Gomes – MT
77 1451 - Paulo dos Santos Vieira – RJ
77 1230 - Paulo Vieira Pinheiro – RJ
77 1552 - Renato Martins Coelho – RJ
77 1551 - Roberto Gurgel de Morais – RJ
77 1426 - Ronaldo de Oliveira Alves – RJ
77 1263 - Venâncio Batista do Nascimento - RJ




Q AT EL - Eletricistas de Aeroporto



77 1243 - Ernandi Oliveira da Guia – RJ
77 1507 - Fernando Magno Flores – MT
77 1119 - Irineu Alcides Leite Rangel – RJ
77 1201 - Jorge Antônio Moura do Valle – MG
77 1330 - José Patrocínio Costa – MA
77 1319 - José Urbano da Silva – MG
77 1449 - Júlio César de Araújo Barbosa – CE
77 1372 - Luiz Carlos Camargo da Silva – RS

77 1123 - Luiz Pedro Barbosa de Souza – RJ (in memorian)
77 1520 - Nilton Emanuel Portela Xavier – RJ
77 1353 - Pedro Rodrigues Alexandre – CE
77 1247 - Ramon da Silva Fonseca – RJ
77 1422 - Reinaldo Acioli Diniz – RJ
77 1295 - Renato Souza Amorim – RJ
77 1452 - Ricardo Dário Machado da Rocha – RJ
77 1241 - Sebastião Claro da Silva – RJ
77 1278 - Sérgio Medina da Costa – RJ
77 1387 - Valdir Pereira de Lyra – RJ



Q EA ES - Escreventes






77 1460 - Adão Paulino da Silva – GO
77 1130 - Ailton Afonso dos Santos - MG
77 1574 - Antonio Valentim Moreira – PA
77 1338 - Arivaldo Menezes Marques – RJ

Aluno 77 1065 Délio, nosso eterno zero um

77 1248 - Carlos Augusto Lopes Vieira – SP
77 1521 - Carlos Fernandes Guimarães - CE
77 1184 - Cleonir da Costa Teixeira – RS
77 1498 - Cosme Luiz Pereira dos Santos – RJ
77 1412 - Daniel Vieira Lima – RJ

77 1065 - Délio Gonçalves Rocha – RJ
77 1182 - Delmo Gonçalves Rocha - RJ
77 1473 - Edson Adilson Ribeiro Maia – PA (in memorian)
77 1393 - Horácio Felippe Lopes Neto – RJ
77 1559 - Jerônimo Giglio Lopes – RJ
77 1067 - João Antunes de Vasconcellos Filho – SP

Fonte: Especialista em Revista
77 1537 - Mauro Borges Cupertino – RJ
77 1191- Nilton Clemente Ferreira – RJ
77 1448 - Nilton Inácio do Nascimento - RJ
77 1097 - Paulo Sérgio da Silva – RJ
77 1383 - Pedro Paulo Simão – RJ





Q FT - Fotografia


Júnior, o Zero Um (fonte: Especialista em Revista)
77 1084 - Alexandre Thurler Paes – RJ
77 1179 - Antônio Paulo Dias Carneiro – RJ
77 1444 - Djaci Salustiano de Lima – PB
77 1256 - Erasmo Ferreira de Souza Filho – RJ

77 1437 - Fernando Antônio Ferreira Lima – RJ
77 1072 - Francisco Alves Pereira Júnior – SP

77 1271- Gilberto Luís Peruzzolo – RS
77 1070 - Jorge Soares da Silva – PB
77 1206 - Paulo César de Oliveira – MG
77 1297 - Régis Saul Becker – RS




Q AT HE - Hélices



77 1467 - Francisco Peron Diniz – CE
77 1151 - Gerardo Benjamim de Freitas Filho – CE 
(in memorian)
77 1290 - Jorge Antunes da Costa – RJ
77 1311 - José Mário Claudino da Silva – RJ
77 1457 - Maurício Cardoso de Carvalho – RJ
77 1073 - Waldyr Gouvêia de Lima – RJ



Q IG FI - Infantaria de Guarda




77 1293 - Adilson Nogueira – RJ
77 1465 - Alvarino Batista de Melo Júnior – PE

77 1226 - Antônio Gerardo Chaves – CE
77  736 - Domingos Lopes da Costa Silva – RJ
77 1466 - Genes Brito Sobrinho – PI
77 1174 - Getúlio Vieira Franco – PI
77 1416 - João Miranda Filho – CE
77 1357 - João Pinto da Fraga – ES
77 1382 - Joelmir da Cunha Pereira – RJ 

77 1459 - Josué dos Santos – RS
77 1255 - Luiz Carlos de Sá Campos – RJ
77 1358 -  Luiz Cláudio Alves de – RJ
77 1577 - Nilson Arcanjo Neves Filho – PE
77 1464 - Nivaldo Cláudio de Freitas – RJ
77 1363 - Olímpio Rodrigues Soares – CE
77 1180 - Wagner dos Santos Ventura – RJ



Q AT IT - Instrumentos de Aeronave

Fonte: Especialista em Revista


77 1516 - Algenor Muniz de Oliveira - PA
77 1548 - Antônio Gregório Teixeira do Nascimento – AM (
in memorian)
77 1569 - Armando Medina Carvalho – CE
77 1239 - David Martins da Silva – AM (in memorian)
77 1341 - Delfon Bahr Mendes – RJ
77 1331 - João Rodrigues Amaro Júnior – CE
77 1088 - Jorge Mariano Pereira Filho – RJ
77 1503 - José Severiano da Silva – PE 
(in memorian)
77 1145 - Mário Cezar Francisco – SC
77 1185 - Paulo Bruno Filho – RJ
77 1272 - Paulo César da Silva – CE
77 1555 - Roberto de Melo Bromberg – RJ



Q AT LP - Laboratoristas de Pavimentação



77 1188 - Celso Appolonio Borges – RJ
77 1156 - Daniel Leite da Silva e Souza – MA
77 1166 - Francisco de Assis Schmitt – SC
77 1194 - Lauro Eduardo Leal – AM (
in memorian)
77 1181 - Paulo Célio Santiago Félix – CE 
(in memorian)



Q AT MAV - Mecânica de Avião



77 1494 - Amauri Gomes Lopes – MG
77 1458 - Antônio Batista de Almeida – CE
77 1335 - Carlos Augusto Lobo Tappembeck – PA
77 1251 - Celso de Miranda Barros – RJ
77 1237 - Cláudio Vieira Crisóstomo – CE
77 1578 - Eduardo Camargo Lustosa – CE
77 1298 - Francisco Adail de Sousa – CE

Fonte: Especialista em Revista


77 1296 - Francisco Liandro – CE
77 1566 - Graciano Giovani Casagrande – SP
77 1543 - Humberto Lima da Costa – PE
77 1244 - Jônatas de Souza – SP
77 1505 - José Luiz de Santana – BA
77 1164 - José Valter Pereira – CE
77 1477 - Luiz Eduardo Souza da Silva – MG
77 1524 - Magno Farias do Brasil – ES

Em primeiro plano o Aluno 77 1244 - Jônatas, Q AT MAV (Fonte: Especialista em Revista)

77 1302 - Milson Rodrigues Mesquita – RJ
77 1325 - Paulo Antônio dos Santos – RJ
77 1129 - Paulo Frederico Lacerda – PA
77 1186 - Paulo Gabriel Pereira da Costa – SP

77 1324- Paulo Roberto Câmera Ansel – RJ
77 1568 - Pedro Luiz Prezoto – SP
77 1532 - Raimundo Nonato Reis Ferreira – PA
77 1378 - Sérgio Luiz Vital Gouveia –RJ
77 1112 - William de Souza Jardim – SP

Nonato e Jardim (Ambos Q AT MAV) Crédito: William Jardim



Q AT MF - Máquinas e Ferramentas


Fonte: Especialista em Revista

77 1342 - Adalberto Luiz Sobral Menezes – RJ
77 1360 - Álvaro Lins Albuquerque – SP
77 1031 - Fausto George Severino da Rocha - CE
77 1238 - Joel Lucas dos Reis – SP



77 1269 - Luciano Flávio Galiette – RJ
77 1570 - Paulo Cézar de Almeida – RJ
77 1481 - Roosevelt Rodrigues Araújo – MG 
(in memorian)
77 1413 - Roteldes Farias da Silva – RJ





Q AT RA MR - Manutenção de Rádio



77 1560 - Adenauer de Lima Corrêa – MT
77 1344 - Adolfo Carlos Lima Rezende – SE
77 1572 - Alvarez Pereira Arjona – RS
77 1482 - Antônio Augusto Basílio – RJ
Aluno 77 1482 - Basílio, Q AT RA MR

77 1493 - Aparecido Ferreira Batista – SP
77 1277 - Arivelto Linhares de Oliveira – CE
77 1303 - Carlos Alberto Moraes de Souza – RJ
77 1453 - Carlos Alexandre Xavier – PE
77 1231 - Carlos Augusto da Costa Rodrigues – CE
77 1365 - Carlos Clenis Ribeiro da Costa – PA
77 1270 - Carlos Wilson Ferreira da Silva – SP
77 1447 - Celso José Barbosa de Souza – RJ
77 1420 - César Augusto Soares Fernandes – RJ
77 1228 - Cláudio Ramos da Silva – RJ
77 1136 - Dauri Batista Braga – RJ

77 1068 - David Carvalho Paiva
77 1170 - David Valério Le Masson Cortez – RJ
77 1374 - Dionísio Nunes de Freitas – RJ
77 1430 - Diorges Vicente da Silva – RJ
77 1250 - Edgar da Silva Coelho – SP
77 1433 - Edilson José de Lima – PE
77 1144 - Egídio Correia da Fonseca - CE
77 1431- Expedito Antônio de Souza – CE
77 1553 - Fernando de Seta – RJ
77 1099 - Francisco de Assis Dutra Maél – RJ
77 1147 - Gervásio Araruna Dédis – RJ
77 1409 - Getúlio Nascimento – RJ
77 1519 - Gilberto Tressoldi – SP
77 1163 - Grimaldi Bezerra Barbosa – RJ
77 1516 - Hélder Maia Aires – RJ
77 1394 - Helvécio de Resende Sá Júnior – SP
77 1329 - Herivelto Pedro da Silva – RN
77 1259 - Irineu Ferreira Júnior – SP
77 1154 - Jairo de Carvalho Costa – PE
77 1176 - Jairo Pires de Paula – PE
77 1488 - João Carlos Montanholi – PR (in memorian)
77 1471 - João Evangelista Borges Padilha – PA
77 1161 - Jonas de Moura Carvalho – MG
77 1306 - Jorge José Souto Maior – PE
77 1157 - José Everardo Julião Ferreira – CE
77 1128 - José Jandir Magno dos Santos – RJ
77 1463 - José Luís da Silva – PE
77 1117 - José Roberto Kelly – SP
77 1340 - José Roberto Soares de Lima – SP
77 1233 - José Vilmar Gomes da Silva – CE
77 1476 - José Waldir Silva de Jesus – GO
77 1083 - Josias Vieira Alvarenga – RJ
77 1322 - Júlio César Florêncio – SP
77 1000 - Júlio Oliveira Carlos – RJ
77 1205 - Lauro Sérgio Barbosa da Silveira – RJ
77 1183 - Lázaro Curvêlo Chaves – RJ
77 1492 - Lucivaldo de Melo – GO
77 1204 - Luiz Carlos Pereira da Silva – RJ
77 1150 - Marcelo Bonomo – ES
77 1456 - Márcio Moreira
da Mata– RJ
77 1287 - Mário Lúcio Saraiva de Souza – MG
77 1260 - Moisés Amora da Silva – CE
77 1217 - Naudi Luiz Franco Corrêa – MT
77 1229 - Onésimo Lopes de Lima – RN
77 1403 - Oswânio Pereira da Silva – MG
77 1208 - Paulo Ricardo Scalcon – RS
77 1472 - Paulo Sérgio Lopes – RJ
77 1093 - Pedro Lima Filho – RJ
77 1078 - Ramiro Parente de Oliveira – PA
Ramiro Parente, o Zero Dois (fonte: Especialista em Revista)


77 1301 - Roberto Francisco Figueiredo – RJ
77 1108 - Ricardo da Silva Oliveira – AL
77 1497 - Ronaldo Alves de Oliveira – MG
77 1092 - Ronaldo Velasco – RJ
77 1132 - Roque Almir Neves Bispo – RJ
77 1171 - Sérgio Lopes Rodrigues – RJ
77 1368 - Sérgio Soares Leite
 – RJ
77 1323 - Sílvio Delamar Soares Winovski – RS
Pedro, o Zero Três (fonte: Especialista em Revista)
77 1461 - Targino Leal Souza – RJ
77 1346 - Vicente Fernando Gomes – RJ
77 1137 - Walace Ramos Barbosa – RJ



Q AT MO - Motores



77 1513 - Adalberto Lucindo da Cunha – MG
77 1509 - Carlos Estêves – RJ 
(in memorian)
77 1489 - Cláudio Eugênio Rodrigues Pires – CE
77 1152 - Cléber Robson Rocha da Silveira – RJ
77  527  - Demétrio Câmara Bastos – RJ
77 1212 - Edsel da Silva Rondon Plefken – SP
77 1168 - Eurípedes Castilho Filho – RJ
77 1327 - Francisco Canindé de Medeiros – RN
77 1309 - Heli de Araújo Brito – PI
77 1515 - Jonas da Silva Cardoso – RJ
77 1111 - Jorge Lúcio Fortes – RJ
77 1522 - Jorge Roberto Romão de Oliveira – PE
77 1139 - José Caetano da Silva Neto – RJ
77 1310 - José Mário Martins Mazzilli – SP
77 1501 - Marco Antônio Maschke Barcellos – RS
77 1321 - Maurício Corrêa da Silva – RJ
77 1280 - Paulo Aparecido Moleiro – SP
77 1440 - Ricardo Eustachio Silva – RJ
77 1478 - Roberto de Souza Cardoso – RJ
77 1286 - Roberto Rodrigues dos Reis – RJ
77 1526 - Sérgio Ramos Braga – RJ
77 1397 - Sidney dos Santos Silva – RJ
77 1332 - Sílvio Romero de Araújo – PE
77 1361 - Sirnei Garcia Nunes – RS
77 1211 - Vanderley José de Souza Adão – MG
77 1571 - Walter Benedito de Carvalho Bueno – SP



Q AT MT - Meteorologia



77 1375 - Antônio Carlos Daumas – RJ
77 1379 - Antônio Carlos Rodrigues – CE
77 1563 - Artur Gonçalves Ferreira – RJ
77 1288 - Carlos Alberto Souza Pereira – MA
77 1213 - Davi de Souza Costa – RJ
77 1549 - Domingos do Nascimento Ramos – AP
77 1235 - Francisco José Ferreira Lima – CE
77 1529 - João Dias de Araújo Neto – RJ
77 1087 - Jorge Carlos Moreira Costa – RN
77 1356 - José Carlos Batista Chagas – RJ
77 1207 - José Carrijo de Anicésio – MT
77 1081 - José Lourêdo Fontinele - CE
77 1215 - José Luiz de Oliveira Mallet – RJ
77 1107 - Lúcio César Pereira Soluchinski – PR
77 1076 - Otávio Francisco do Espírito Santo – MT
77 1417 - Paulo Roberto Cavalcante de Melo – RJ
77 1462 - Sebastião Rodrigues da Silva – PB
77 1396 - Sidnei Augusto Leal – RJ
77 1339 - Valter Lopes da Silva – SP



Q AT SE - Sistema Elétrico



77 1398 - Ailton Drumond dos Santos – RJ
77 1388 - Álvaro José Decreci – SP
77 1418 - Antônio Vital da Silva Filho – RJ
77 1479 - Carlos Henrique de Oliveira Ribeiro – RJ
77  944 - Darcy de Oliveira Rodrigues da Silva Filho – RJ
77 1236 - Edson Ferreira De Souza – RJ
77 1502 - Hernani Jorge Pacobahyba – RJ
77 1354 - Hudemburgo Carlos de Moura Barbosa – PE (in memorian)
77 1512 - Jorge Bartholo de Alcântara - RJ
77 1265 - Jorge Eduardo Pereira da Silva – RJ
77 1383 - José Carlos de Carvalho Filho – RJ 
(in memorian)
77 1193 - José Ribamar Batista de Almeida – CE
77 1392 - José Sebastião Silva Filho – CE
77 1384 - José Sílvio Alves França – CE
77 1291 - Manoel Lucas Ribeiro Filho – RJ
77 1345 - Milton José da Silva – RJ
77 1561 - Rubem José Nobre Bezerra – PA
77 1530 - Sérgio Luiz Fogaça de Mello – RS
77 1333 - Victor Figueira Batista – RJ



Q AT SH - Sistema Hidráulico




Crédito: Nicanor Crisóstomo


77 1485 - Amaro Azevedo Manhães – RJ
77 1402 - Edmilson Lopes de Souza – CE
77 1190 - Jorge Alvarenga – RJ
77 1371 - Josélio do Nascimento – RJ
77 1082 - Luiz Alberto Moreira Haguiwara – RS
77 1544 - Magno Ney Felipe – RN
77 1432 - Nicanor da Silva Crisóstomo – SP
77 1565 - Paulo Roberto Marciano de Oliveira – SP
77 1245 - Rômulo Augusto Evaristo – CE
77 1304 - Ronald Andrade Passos – SP



Q AT SOB - Supervisão de Obras



77 1254 - Francisco de Assis de França – CE
77 1404 - Francisco Jorge Silveira Rodrigues – CE
77 1546 - Josué Muniz de Oliveira – PE
77 1135 - Luis Afonso Francisco – SC
77 1414 - Nei Bastos Cosme – RS
77 1124 - Olímpio Sérgio Costa – RJ
77 1446 - Oscar Francisco de Melo Neto - CE
77 1442 - Oswaldo Souza Teles Júnior - PB
77 1427 - Roberto Camilo de Campos - SP



Q AT TG - Telemecanografia




77 1106 - Antônio Bezerra da Silva Filho – RJ
77 1094 - Carlos Alberto Dias de Carvalho – MG
77 1373 - Carlos Augusto Cordeiro Cunha - CE
77 1221 - Francisco Carlos Daumas – RJ
77 1091 - Francisco Sérgio Freire Nogueira - CE
77 1369 - Jair Bertanha - SP
77 1249 - Jorge Kenji Hirata - SP
77 1158 - Luciano Rodrigues Leal - RJ
77 1500 - Luiz Marcos Giansante Nogueira - SP
77 1434 - Paulo César dos Santos Sales - SP
77 1134 - Pedro Antônio e Silva - CE
77 1098 - Reinaldo Ferreira – RJ



Q AT TP - Topografia




77 1085 - Antônio José Coelho Silva - CE
77 1343 - Armando Arakaki - PR
77 1313 - Clayton Pontual Ribeiro Barbosa – SP
77 1300 - Eugênio Pacelli Pinheiro Nunes – PB
77 1090 - Hélio José Lopes da Costa - RN



Q AT VI - Viaturas



77 1445 - Carlos Alberto Moreira Duarte – PE
77 1200 - César Homero Moreira Trindade – RJ
77 1253 - Dejair Pereira Jung – RS
77 1229 - Valério Nunes de Oliveira – RJ (in memorian)


(Relação extraída do blogue EEAer turma 171, autor não identificado)







Crédito: Emídio Vargas

Fonte:  Especialista em Revista


Crédito: Antonio Valentim


Crédito: Sílvio Wolff
Crédito: Lázaro Curvelo

Crédito: Sílvio Wolff




Crédito: William Jardim
Crédito: Emídio Vargas


Nossa singela homenagem à turma nº 171, a Branca de Rasgar!, que imperou na Escola de Especialistas de Aeronáutica de 1º de agosto de 1977 a 13 de julho de 1979. 

Solicitamos a colaboração dos colegas de turma no sentido de resgatar os nomes-de-guerra de aluno, bem assim as atualizações sobre os colegas que já estão com o bom Deus.