terça-feira, 30 de agosto de 2016

POLENTA com radiche



EXCELENTE trabalho protagonizado pelo Grupo Municipal de Teatro (Dois Vizinhos - PR), em conjunto com o Corpo Municipal de Dança, Grupo de Canto e Violão e Clube do Artista Plástico de Dois Vizinhos, com apoio do Departamento de Cultura do Município.

O espetáculo conta com bom humor e ótima musicalidade a história da colonização do sudoeste paranaense por parte dos imigrantes italianos, que chegaram do Rio Grande do Sul na década de 1950 e 60.

Registra-se que a região era semi-deserta e vinha sendo cobiçada pela Argentina, que no século anterior pretendera anexá-la ao seu território. Foi no governo de Getúlio Vargas que a administração federal decidiu incentivar sua ocupação, cabendo aos imigrantes gaúchos, em sua maioria de origem italiana, deixar as terras gaúchas e migrarem em massa para os municípios sudoestinos.

Polenta com Radiche conta então a história desse povo trabalhador, dando ênfase ao jeitão típico dos nossos "gringos", como aqui são chamados as pessoas de origem italiana.

Passei a fazer parte de uma delas ao passar a conviver com Bernardete Klenibig, cuja mãe, a nona Alice, acompanhando sua família - José Carlon, Maria Paludo e irmãos - veio ainda menina de Arroio do Meio - RS em busca de melhores condições de vida e aqui se estabeleceu.

Muito boa e divertidíssima apresentação desses artistas. Nota dez!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO por comentar e volte sempre ao BLOGUE do Valentim!